sábado, 11 de dezembro de 2010

Igreja Matriz

Em meados do século XVIII os moradores da povoação de Acaraú, resolveram edificar uma capelinha, na qual seriam realizados os atos do culto cristão.
Há 2 de setembro de 1943, o Pe. Sabino de Lima Feijão, pensou na reforma total da Matriz, realizada pelo arquiteto e escultor italiano, Agostinho Baume Odísio.
A 28 de novembro de 1947, foi inaugurada a Igreja Matriz de Acaraú, com a benção de S.Exa. Dom José Tupinambá da Frota.Trata-se de um dos templos mais belos do interior do Ceará.

Igreja da Matriz da Virgem Poderosa - mede 2.460 m2, e a área coberta atinge 1.150m2. Seu carrilhão é composto de sete sinos, sendo que o maior deles pesa oitocentos quilos. Além disso, ostenta em sua torre um enorme relógio de quatro mostradores, e a lâmpada do santíssimo, junto ao altar-mor, feita em prata, pesa cerca 15 quilos. Além da Igreja Matriz, a Cidade de Acaraú conta com a Igreja de São Sebastião e a Capela de São Benedito, que foram construídas no mesmo período de construção da matriz, porém inauguradas antes.
Igreja Matriz-Antiga

Altar-mor da  Igreja matriz-Antiga
Igreja Matriz-ainda com o cruzeiro
Igreja Matriz-Hoje

Altar-Igreja Matriz-Hoje