quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dom Odelir Magri é ordenado e empossado como Bispo de Sobral


Dia 12 de dezembro, em solenidade inédita acontecida na Igreja Catedral da Sé, em Sobral, foi realizada a ordenação episcopal e dado início ao ministério episcopal do novo bispo de Sobral, Monsenhor Odelir José Magri, pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

A solenidade de posse teve início com procissão em carro aberto, vindo da sede do Bispado para a Catedral. Conduzindo monsenhor Odelir José Magri estavam cerca de 60 padres que fazem parte do presbitério da Diocese.

Todas as paróquias estavam representadas por dezenas de caravanas. Também presentes todos os párocos, vigários episcopais, autoridades locais, coordenadores das 10 comissões diocesanas, os arcebispos, Dom José Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza, Dom Antonio Fernando Saburido – Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Aldo di Cillo Pagotto – Arcebispo da Paraíba, Dom Francisco Javier – Bispo de Tianguá, Dom Jacinto Brito – Bispo de Crateús, Dom Antonio Roberto Cavuto – Bispo de Itapipoca, Dom Ângelo Pignoli – Bispo de Quixadá, Dom Benedito Francisco de Albuquerque – Bispo Emérito de Itapipoca, Dom José Mauro Ramalho – Bispo Emérito de Iguatu, Dom Fernando Panico – Bispo de Crato, Dom Enemésio Ângelo Lazarris – Bispo de Balsas – Maranhão, Dom Manuel João Francisco – Bispo de Chapecó – Santa Catarina, Dom Aldo Gerna (Comboniano); Dom Adalberto Paulo da Silva – Bispo auxiliar Emérito de Fortaleza, Dom Zanoni Demettino Castro – Bispo de São Mateus – Espírito Santo, Dom Edmilson Cruz – Bispo Emérito de Limoeiro do Norte. Abrilhantaram também a cerimônia familiares de dom Odelir (3 irmãos e uma irmã), amigos vindos de muitos lugares, entre eles sacerdotes das dioceses vizinhas, e padres que vieram do Congo-África, da Itália, e da Espanha, religiosos e todo povo de Deus, lotando a Catedral da Sé para o significativo evento.

A posse aconteceu debaixo de uma chuva que banhou a cidade desde as primeiras horas da cerimônia, até o fim do ato litúrgico. Para acomodar todos os fieis, uma arquibancada tinha sido armada na Praça da Sé, em frente a Igreja Matriz, a qual  acabou ficando vazia por conta da chuva.

No primeiro ato, o administrador Diocesano, Pe. Raimundo Nonato Timbó, saudou o novo bispo com palavras de boas vindas, ao dizer: “Nossa igreja diocesana encontra-se em festa. Hoje, estamos acolhendo o nosso sexto bispo diocesano nomeado para esta Igreja Particular. Monsenhor Odelir José Magri foi nomeado pelo Papa Bento XVI, para ser o nosso pastor e é com o coração alegre e festivo, que nós, hoje, nos reunimos nesta Praça em frente a Igreja Mãe de nossa diocese”.

Já no interior da igreja da Catedral, foi lida a nomeação canônica em ato litúrgico com presença do clero e do público. Padre Valdery da Rocha, do Colégio de Consultores, apresentou monsenhor Odelir ao concelebrante principal, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico, o qual iniciou a solenidade da ordenação episcopal que culminou com o repasse do báculo que simboliza a missão do Bispo de reunir e conduzir o rebanho de Cristo.

Dom Odelir José Magri, agora como bispo de Sobral, é membro da Congregação dos Padres Combonianos, que atualmente conta com cerca de 1.700 missionários evangelizando na África, Europa e Ásia, com atenção maior aos pobres e abandonados, às periferias, aos jovens e à luta para que haja paz e justiça entre todos.

O governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, que é sobralense, assistiu à solenidade ao lado do prefeito de Sobral, Leônidas Cristino e da primeira dama Lily Cristino, do deputado federal padre José Linhares, dos deputados estaduais Ivo Gomes e Teodoro Soares, do Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Prof. Colaço Martins, do presidente da Câmara Municipal de Sobral, Hermenegildo Sousa Neto, de vários prefeitos e autoridades vindas dos municípios vizinhos, do Ecônomo da Diocese de Sobral, Francisco Valmir Andrade e de outras personalidades.

No seu discurso, o governador Cid Gomes, bem-humorado, disse que o futuro do novo bispo de Sobral, já está traçado. Será em breve nomeado Arcebispo de Salvador-BA. Referia-se ao fato de que os dois últimos bispos de Sobral, Dom Aldo Pagotto e Dom Fernando Saburido eram hoje Arcebispos, de João Pessoa e Olinda-Recife, respectivamente.

O prefeito Leônidas Cristino, ao falar afirmou: “Dom Odelir Magri só tem a acrescentar à Diocese de Sobral. Finalmente, após meses de expectativas temos um novo bispo. A missão do bispo como verdadeiro pastor de um rebanho é fundamental e insubstituível.”.

Dom Odelir Magri saudou a todos os presentes e disse que se sentia bastante orgulhoso, por celebrar a primeira missa como bispo consagrado e empossado na diocese de Sobral.

As palavras do Lema Episcopal: “Venite Post Me” (Sigam-me e farei de vós pescadores de homens) identificam claramente o significado das palavras de Jesus. É sobre essa ideia que se fundamenta o programa pastoral do bispo Dom Odelir José, que se dispõe a servir e guiar o povo de Deus.

Nascido em Campo Erê, cidade catarinense, em 18 de abril de 1963, é bisneto de imigrantes italianos, da família Magri, que chegaram ao Brasil na época da Proclamação da República, em 1889, e se dedicaram à agricultura na região Oeste de Santa Catarina. Seus pais geraram seis filhos, cinco homens e uma mulher, sendo ele o mais velho. Tem 47 anos de idade.

Dom Odelir foi ordenado sacerdote em outubro de 1992, quando foi enviado missionário ao Congo, África. Regressou ao Brasil em 1997 e ajudou a formar novos combonianos brasileiros. Em 2003, participou do Capítulo Geral da Congregação em Roma e foi escolhido para ser membro da direção geral. Em outubro de 2009 foi acolhido para ser o vice-superior geral da Congregação.

Após a celebração houve jantar em homenagem a Dom Odelir com a participação de muitos convidados.

Multidão de fiéis esteve presente na posse de Dom Odelir José Magri, você pode conferir nosso album completo em nosso facebook. Clique aqui…

Fonte: Jornal Correio da Semana