Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2010, os seminaristas Gerson Luiz (seminário São José), Herlandino (paróquia de Alcântaras), Renato Welton (paróquia de Santana do Acaraú), Diniz (paróquia da Sé) e Fabio Gomes (paróquia de Jaibaras), que estavam em estagiários pastoral, realizaram o seu retiro pré-diaconal. O retiro espiritual antes que os candidatos recebam o sacramento da ordem (em primeiro, segundo ou terceiro grau) é uma exigência da Igreja Católica, tendo em vista a seriedade da vocação e a responsabilidades a que os mesmos são chamados e enviados. Dentre as definições para o ministério do diácono, que recebe a imposição das mãos, “não para o sacerdócio, mas para o serviço” (LG 29), o conselho de São Policarpo é significativo, já que para ele, os escolhidos devem proceder: “segundo a verdade do Senhor que se fez servidor de todos” (Idem).
O pregador do retiro espiritual foi o reverendíssimo Padre Raimundo Nonato Timbó e teve como local a comunidade de São João, na região serrana da paróquia de São Sebastião do Ipu. O retiro terminou ao final do dia 14(quarta-feira), com a profissão de fé e o juramento de fidelidade dos seis candidatos ao diaconato dentro da primeira celebração eucarística presidida por Dom Odelir na cidade de Ipu, às 18 horas.
Os seis seminaristas que receberão o primeiro grau da ordem na celebração eucarística do próximo domingo (19/12), às 09h, na Catedral de Sobral, serão os primeiros diáconos ordenados pelo novo bispo da diocese de Sobral, Dom Odelir José Magri. Todos os fiéis da diocese estão convidados para participar desta alegre ordenação.
Fonte: Jornal Correio da Semana