quarta-feira, 30 de março de 2011

Monsenhor Sadoc de Araújo- 55 anos de sacerdócio

Pe. Sadoc Araújo
Comemoramos, neste mês, seus 55 anos de sacerdócio, meio século de um trabalho glorioso ponteado de vitórias numa contínua luta pelo ideal sublime de sua vida, o sacerdócio, o Evangelho e a Igreja. No seu espírito de alegria, de brincalhão e simples, está a essência da pureza d´alma de que é agraciado por Deus.

Hoje monsenhor Sadoc, pela inteligência dos predestinados e pela sua vida ilibada, é advogado dos santos. No presente, trabalha com amor e humildade, como ardoroso postulante da causa de canonização do padre Ibiapina, cujo processo já se pode considerar vitorioso.

Tem demonstrado profundo conhecimento histórico e capacidade para esta difícil missão e, acima de tudo, imbuído do espírito do saudoso papa João de Deus que dizia: querermos mais santos para glória da Igreja, monsenhor Sadoc tem se destacado com grande eficiência em todos os setores da Diocese de Sobral, quer na parte sociocultural e como zeloso vigário da paróquia que lhe foi confiada, evangelizando e salvando almas.

Fez seus estudos eclesiásticos em Roma, onde bacharelou-se em Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Voltando à sua terra natal, Sobral, humildemente mostra profundos conhecimentos teológicos, sociais e literários.

Foi fundador da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e seu primeiro reitor. Minha emoção é muito grande em comentar o jubileu sacerdotal de um ex-colega de seminário, especialmente por ter sido ele um bom companheiro, sempre disposto a atender aqueles que o procuravam para uma prosa ou para uma ajuda num dever escolar. Fomos juntamente com o hoje deputado federal Zé Linhares, prefeito de disciplina, quando tive oportunidade de assimilar qualidades na boa formação de caráter do seminarista.

Por fim, quero parabenizar monsenhor Francisco Sadoc de Araújo pela sua entrada no quadro de honra dos jubilados de nossa época do Seminário de Sobral: dom Austregésilo, monsenhor Tarcísio Melo e o querido padre Osvaldo Chaves.

Humberto Beviláqua Vieira - administrador