quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Renovação Carismática Católica de Acaraú

Histórico
A Renovação Carismática Católica teve início em 18 de fevereiro de 1967. Nesta data trinta estudantes e professores da Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA) fizeram um retiro espiritual para aprofundar, na força do Espírito Santo, dentro da Igreja primitiva, lendo e meditando os Atos dos Apóstolos. A RCC chegou ao Brasil em 1971, com os Padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty.

Espiritualidade
A espiritualidade do movimento atinge os seus conteúdos da teologia pneumática (pneuma= espírito) cristã, que descreve o Espírito Santo e a sua ação na história, propondo uma renovação da vida cristã. O texto do Pentecostes está na base de todo o movimento, segundo o qual o Espírito Santo desce sobre os apóstolos dando a cada um dons, carismas particulares para o bem da comunidade.
Os membros da RCC revivem este episódio no momento da "efusão" ou batismo no espírito. Rito particular no qual através da imposição das mãos, se reza para uma nova efusão e maior conscientização dos dons e carismas. Este gesto atualiza e renova os sacramentos da iniciação cristã.

Finalidades ou objetivos do Movimento:
A redescoberta da graça batismal e da própria identidade cristã; a conversão permanente da própria vida conformando-a sempre mais ao estilo do evangelho; a ajuda a acolher uma renovada efusão do Espírito Santo, com os seus dons e carismas, deixando-se guiar por ele; a formação ao serviço ministerial na igreja e na sociedade; a promoção e a formação dos grupos e comunidades de renovação.
Totó Rios com Patty Mansfild primeira a ter experiência do Espito Santo na Universidade de Duquesne (EUA)
Por volta de 1990 chega a Acaraú Maninha Araújo, com uma idéia de criar a Renovação Carismática Católica.
Com este objetivo procura o jovem Totó Rios que embora sempre engajado nos movimentos e pastorais da Igreja ainda não conhecia o referido movimento; Maninha explicou um pouco sobre o mesmo e aceitou o desafio de criar o 1º Grupo, foi então que foram convidadas algumas pessoas, para formá-lo.
O grupo começou a se reunir na casa da Maninha Araújo, depois se mudou para uma casa perto da Escola Pe. Antônio Tomás e depois num local na R. Nicodemos Araújo, mas logo foi inaugurada a 1ª Casa da Renovação Carismática Católica que situava-se na R. Gen. Humberto Moura onde funcionou por algum tempo.
Em seguida o Grupo começou a se reunir na Capela de São Sebastião sempre ás segundas-feiras, com a participação de muitos jovens, idosos e crianças, como não tinha instrumento, o louvor era ministrado com um simples pandeiro, só depois foi comprado caixa de som, microfones, teclado e guitarra.
Grupo de Oração Renovados na Fé
A Renovação Carismática teve seus primeiros Seminários de Vida no Espírito Santos ministrados por Dr. Ésio Louzada Rios e sua equipe, a quem agrademos muito, e foram realizados no Celpa.
A Renovação além do grupo de oração realizava retiros, shows, terço nos bairros, ajuda aos carentes, visita ao presídio e aos enfermos, ajudava nas atividades da paróquia.
O Grupo que estava funcionando, mas a coordenação achou que precisava de ajuda espiritual, e foi pensado em pedir auxílio à Renovação Carismática de Sobral, foi então que Totó Rios que era membro do Conselho Diocesano da Renovação de Sobral, contactou o pessoal da Comunidade Rainha da Paz, que sempre vinha ministrar formação e louvor no grupo, para que pudessem acompanhar mais de perto o referido grupo e eles ficaram de ver esta possibilidade.
Totó Rios falou com o coordenador da Renovação de Sobral sobre este projeto citado anteriormente.
Totó Rios com Moisé Azevedo Fundador do Shalom
Numa reunião do Conselho Diocesano foi citado o projeto, mas viram que não existiam gente para executá-lo, foi então que os membros da Comunidade Rainha da Paz se prontificaram para este serviço.
Nas primeiras visitas à Acaraú eles sentiram que Deus tinha um projeto maior do que pensava-se e foram discernir em oração qual seria a vontade de Deus pra nossa cidade.
E viram que Deus desejava que a Comunidade Rainha da Paz abrisse uma Casa de Missão aqui, mas agora onde seria a casa? Como custear as despesas?
Foi realizado visitas as casas que poderiam sediar a Missão, foi alugado uma casa situada na R. Gen. Humberto Moura.
Benção da 1º Casa da casa da RCC-Grupo de Oração Renovados na Fé
 A Comunidade Rainha da Paz foi decidir quem seriam os primeiros missionários da casa de missão de Acaraú.
Nos meados de 2000 chega os primeiros missionários, que foram acolhidos com muita alegria pela comunidade paroquial.
Anos depois a casa ficava pequena para realização dos grupos e eventos, viu-se necessidade de arranjar outra casa e a possibilidade de ser a que era de propriedade da paróquia.
Foi falado com o pároco, que disse que caso a casa fosse desocupada ele autorizaria que a mesma fosse doada para que funcionasse a missão lá.
Logo depois de alguns meses a moradora, resolveu mudar-se para sua residência, cedendo assim a casa para a Comunidade Rainha da Paz.
A Missão mudou-se, foi quando foi feito alguns reparos na residência.
Retiro da Comunidade Rainha da Paz de Acaraú
Mas Deus na sua infinita bondade, concedeu com ajuda de muitos amigos a construção da casa dos missionários, com capela pra melhor servir e também uma área para que fosse ministrados os louvores, com ajuda incansável de Fatinha Freitas que não mediu esforços para que o projeto fosse concretizado.

A Comunidade Rainha da Paz está há alguns anos evangelizando em Acaraú, com vários grupos de oração, retiros, shows e com orações e adoração do Santíssimo.

Nós agradecemos a todos que formam a Comunidade Rainha da Paz pelo belo trabalho missionário.
25.01.11

Por Totó Rios