quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pe. Expedito Silveira de Sousa, 1953 a 1955

Pais: João Firmino de Souza e Raimunda Silveira Souza. Nasceu em Viçosa do Ceará.
Batizado em Viçosa do Ceará aos 11 de outubro de 1919. Crismado aos 5 de outubro de 1924, por D. José Tupinambá da Frota. Fez o curso primário em Viçosa do Ceará e com 13 anos matriculou-se no Seminário Menor S. José de Sobral, onde fez 5 anos de Curso Preparatório, seguindo para o Seminário Maior da Prainha, em Fortaleza, onde estudou dois anos de Filosofia e quatro de Teologia.
Ordenou-se sacerdote em Sobral, a 31 de outubro, Domingo de Cristo Rei, em solene Missa Pontificial, presidida por D. José Tupinambá da Frota, 1943.
No dia seguinte, 10 de novembro, dia santo naquela época, cantou sua primeira missa solene na matriz de Viçosa.

Atividades Pastorais: 
Vigário - Cooperador de Acaraú, de 1953 a 1955; 
Vigário Cooperador de Viçosa, de 1956 a 1957; Vigário Cooperador de Tianguá de 1958 a 1959. Pároco de Tamboril, de 1959 a 1967
Vigário Cooperador no Rio, em S. João Batista da Lagoa, de 1967 a 1970;
Pároco de Santa Luzia de Honório Gurgel, Rio de Janeiro, de 1970 a 1977;
De volta ao Ceará, na diocese de Tianguá;
Vigário do Curato do Rio Quatiguaba, nomeado pelo bispo D. Frei Timóteo Cordeiro, de 1977 a 1985;
Pároco de Camocim, de 1985 até o dia de hoje.
"Sempre me considerei um padre feliz no meu sacerdócio, enquanto permaneço fiel à minha vocação. Sempre venho procurando conhecer melhor Jesus Cristo e sua S. Igreja. Alegro-me profundamente de me encontrar com os colegas no sacerdócio. Não trocaria nunca minha vida por outra. Estou aguardando a determinação de meu bispo diocesano, D. Frei Francisco Javier Hernadez Arnedo, para encerrar meu paroquiato em Camocim, pois este ano, se Deus quiser, completarei 88 anos de idade pretendendo morar em Viçosa do Ceará, na casa que me coube como herança de meus pais".
Saúde perfeita e ótimo relacionamento paroquial.
A Diocese sofre a grande carência de sacerdotes. Por essa razão, estou ficando algum tempo por aqui.

Fonte: Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará- Pe. Aureliano Silveira