quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Padre Aristides Andrade Sales

FOTO: ZÉ DE FÁTIMA
Nasceu em Acaraú-CE, aos 27 de novembro de 1921. Filho de José Aniceto Sales e Rosa de Andrade Sales. Fez seu curso primário no Grupo Escolar "Padre Antônio Tomás", em Acaraú-CE. Iniciou o curso ginasial no Colégio Farias Brito, em Fortaleza-CE, ingressando em seguida, no Seminário menor, de São José, enl Sobral-CE, onde conclui o curso de Humanidades: o curso superiol de Filosofia se realiza no Seminário maior da Prainha, em FortalezaaCE. Já o curso de Teologia é feito no Seminário Central da Imaculada, no lpiranga-São Paulo-SP Recebe na capela deste Seminário as quatro ordens menores: Ostiariato, Leitorato, Acolitato e Exorcisato. Também o Subdiaconato e Diaconato das mãos dos Exmos. Srs. Arcebispo e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. 
Ordenação sacerdotal: é ordenado na igreja matriz de sua terra natal, Acaraú - CE, pelo Sr. Bispo Diocesano, Dom José Tupinambá da Frota, no dia 27 de novembro de 1949, data do seu aniversário natalício. De 1950 a 1953 é nomeado por Dom José, ecônomo e professor do Seminário São José, em Sobra!. Também exerce a função de capelão do Patronato das Filhas da Caridade, em Sobra!. É diretor da obra das Vocações Sacerdotais, na Diocese. Em 1954 toma posse a 06 de janeiro, como primeiro pároco da recém criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em ltarema - CE. 
Obras sociais: igreja matriz de Itarema; Centro Educacional José Aniceto Sales; Rádio "Rio das Garças' de Itarema; Centro Artesanal Dona Rosa Andrade Sales; Centro Pastoral "Dom José Tupinambá da Frota"; Rodovia Senador Virgílio Távora; Poço profundo com caixa d' água; iluminação pública de ltarema e Juritianha (Distrito de Acaraú-CE).

Atividade política: de 1973 a 1976, exerceu o cargo de Prefeito de Acaraú - CE. De 1978 a 1981, foi suplente de Deputado Estadual e assessor do Exmo. Governador do Ceará, Coronel Virgílio Távora.

Padre Aristides continua sua missão sacerdotal e política. Em 1996 implantou três pontes de safena, sendo afastado das atividades sacerdotais em 1997. A Câmara Municipal de ltarema - CE, através do professor Francisco de Assis Mattos concede o título de cidadão itaremense ao Revmo. Padre Aristides Andrade Sales, pelos seus 40 anos de vida sacerdotal e 68 anos de existência a se completar no dia 27 de novembro de 1989, por ter durante 36 anos trabalhado em Itarema, concretizando seu sonho maior: a emancipação política de Itarema, se tornando município.

Seu falecimento foi no dia 16 de junho de 1999. Seus restos mortais jazem na igreja matriz de Itarema - CE.

Fonte: Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará- Pe. Aureliano Silveira



José Aniceto Sales e Rosa de Andrade Sales-Pais do Pe Aristides
FOTO: ZÉ DE FÁTIMA
Vestes do Pe. Aristides
FOTO: ZÉ DE FÁTIMA
FOTO: ZÉ DE FÁTIMA
FOTO: PARÓQUIA DE ACARAÚ